02/03/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Pontos de ônibus padronizados

terça-feira, fevereiro 03, 2009
O Secretário de Transportes Sandro Boi mencionou que 34 pontos de ônibus de policarbonado serão instalados na cidade: “Haverá uma padronização como acontece nos grandes centros. Em aproximadamente três meses, esses pontos serão instalados”.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Novos equipamentos são adquiridos pela Secretaria de Transportes

terça-feira, fevereiro 03, 2009
A Secretaria de Transportes em ação conjunta com o Demut adquiriu placas de software dos sinais, cones, placas de sinalização e outros acessórios. O semáforo em frente ao antigo sanatório foi retirado com o intuito de proporcionar melhor vazão ao trânsito. Existe a preocupação em realizar a manutenção de todo o sistema de aterramento dos semáforos, para que nos períodos de chuvas, o equipamento não seja danificado com descargas elétricas.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Secretário de Transportes fala sobre a firma "Rodando Certo"

terça-feira, fevereiro 03, 2009
“Rodando Certo” é uma firma particular, criada através de licitação em 27 de dezembro de 2007. A lei nº 401, colocada em prática pela administração anterior, dispõe sobre o reboque, guarda, depósito e leilão de veículos removidos, apreendidos e retirados de circulação nas vias públicas do município. De acordo com o secretário de transportes Sandro Boi, “trata-se de uma firma particular. Não tem vínculo com o Demut e nem com a Secretaria de Transportes. Não adianta ligar solicitando a liberação do veículo que nada pode ser feito. Não tem vínculo com a gente”, diz Sandro.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Novas vagas para estacionamento no Centro

terça-feira, fevereiro 03, 2009
O secretário de Transportes Sandro Boi falou sobre as providências que estão sendo tomadas para aumentar o quantitativo de vagas no centro da cidade. “Todos os postes que estão nas vagas de veículos serão removidos, além dos bustos e monumentos. As vagas privativas já foram retiradas e, posteriormente, vamos retirar as guaritas de táxi e padronizá-las no meio da praça”. Estima-se que com essas medidas, 40 vagas sejam criadas.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Novo Secretário de Transportes colocou vários veículos da prefeitura em manutenção e reforma

terça-feira, fevereiro 03, 2009
De acordo com Sandro, a frota de veículos da prefeitura estava em completo abandono. “Hoje o município tem uma frota de 120 veículos, dentre caminhões, tratores, máquinas, carregadeiras e carros. Fizemos a recuperação de 70 veículos que precisavam de manutenção ou estavam com a documentação atrasada. E ainda estamos reformando outros veículos”, diz.

O secretário ainda disse que cinco carros da saúde vão a leilão porque não houve manutenção adequada durante os anos anteriores. “Recuperar esses carros torna-se inviável devido ao elevado custo. Estamos trabalhando firme para colocar toda a frota funcionando. Agora mesmo, vou sair para liberar um ônibus utilizado para o transporte de estudantes universitários, que estava há três meses preso na Polícia Federal”. Outro ônibus, utilizado para atender aos alunos do distrito de Boa Ventura está sendo recuperado.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Pólo Central de Trabalho em Itaperuna

terça-feira, fevereiro 03, 2009
O antigo Mercado do Produtor está sendo transformado no Pólo Central de Trabalho. Situado no km 02 da Rodovia BR 356, o pólo compreende as Secretarias Municipal de Agricultura, Obras e Transportes, além do Departamento Municipal de Trânsito (Demut). A estrutura está sendo reformada, possibilitando que as secretarias tenham condições de melhor atender às necessidades da população de Itaperuna.

Segundo o secretário Municipal de Transportes, Sandro Bastos (Sandro Boi), em 20 dias foi possível ampliar a estrutura física do espaço e melhorar o atendimento. “Pegamos o prédio em um estado de total abandono. Estamos reformando tudo e organizando os setores. Agora, todas as secretarias funcionam de maneira independente, com telefones, fax, impressoras e acesso à Internet”.

O espaço está sendo cuidadosamente planejado. A rampa do lavador utilizada para limpeza e manutenção dos carros e maquinários está pronta. A nova cozinha, que irá atender aproximadamente 300 funcionários está em fase de acabamento. A fabricação de manilhas e do asfalto frio – utilizado em situações emergenciais – é feita no próprio Pólo Central de Trabalho.

A criação do Pólo Central de Trabalho atende de imediato aos anseios da população de Itaperuna. “A cidade cresceu, desenvolveu e precisamos nos adequar à modernidade. O prefeito nos deu autorização para resolver os problemas do setor e isso, faz render o trabalho”, finaliza Sandro.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Técnicos visitam o local onde será construída a ponte Frigorífico-Matadouro

terça-feira, fevereiro 03, 2009
O prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) recebeu no último dia 28 de janeiro a equipe técnica da Premag - Sistema de Construção. O encontro foi no bairro Frigorífico, para que os engenheiros pudessem ter o primeiro contato com o local de onde será construída a ponte que ligará os bairros Frigorífico e Carulas aos bairros Aeroporto e Matadouro.

De acordo com Paulo Antônio, engenheiro civil da Premag, o primeiro passo do estudo é definir a posição da ponte. “Estamos olhando alguns pontos para analisar alternativas de onde a ponte pode ser construída. A ponte é pré-fabricada em concreto pré-montado, o que facilita a armação”.

A construção da ponte é uma reivindicação antiga dos moradores de toda Itaperuna e diminuirá consideravelmente o fluxo de veículos no centro da cidade.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Investe Rio ajuda empresas do Noroeste atingidas pelas cheias

terça-feira, fevereiro 03, 2009
A Agência de Fomento do Estado do Rio (Investe Rio) lança, nos próximos dias, um programa de socorro financeiro para empresas que sofreram prejuízos por causa das fortes chuvas que atingiram recentemente diversos municípios fluminenses. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30/01) pelo presidente da Investe Rio, Maurício Chacur, que vai liberar até R$ 15 milhões de recursos próprios da agência em linhas de crédito emergenciais.

De acordo com Chacur, o Programa de Apoio Solidário (PAS) vai começar pelo município de Itaperuna, na região Noroeste Fluminense, uma das mais afetadas pelas enchentes que vem ocorrendo no estado desde o fim do ano passado.

"Muitas empresas estão passando por dificuldades financeiras, que vão desde a perda de equipamentos, estoques, entre outros insumos, até a falta de capital de giro por conta do travamento da demanda na região. Vamos montar uma base avançada da Investe Rio no município, onde técnicos vão viabilizar a obtenção do crédito." – informou Chacur.

Ainda segundo o presidente da agência, que é vinculada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o limite de crédito por empreendimento é de R$ 50 mil. As linhas de financiamento poderão ser usadas na aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, capital de giro, com foco em micro, pequenas e médias empresas.

"O objetivo maior é recuperar a ordem econômica e social na região, preservando o comércio, a manutenção de empregos e renda locais. Se o resultado do PAS no Noroeste for satisfatório, o programa será estendido a outras regiões, como o Norte e Sul Fluminense." – completou Chacur.

O Programa de Apoio Solidário conta com a parceria das secretarias estaduais de Governo, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Janeiro).


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Confecções da Região Noroeste precisam de qualificação profissional

terça-feira, fevereiro 03, 2009
As confecções do Noroeste Fluminense precisam de mão de obra qualificada. Esta foi uma das necessidades imediatas apresentadas pelos representantes de confecções que participaram de uma reunião no último dia 29 de janeiro, no SEBRAE/RJ, em Itaperuna. Conduzido pelo consultor da entidade anfitriã, Mauro Fernandes, o encontro teve o objetivo de buscar novas demandas das empresas do setor na região e traçar quais são seus os principais objetivos.

Empresas de todo o Noroeste Fluminense foram convidadas a participar, mas compareceram apenas representantes dos setores de moda lingerie noite, íntima, feminina, cama, mesa e banho e infantil, de Itaperuna, Itaocara e Porciúncula.

Também estiveram presentes representantes de secretarias municipais de ação social de Itaocara, de desenvolvimento de Itaperuna, do Senai Moda e o presidente do Sincronerj – Sindicato das Confecções do Noroeste Fluminense, Elói Pereira.

Gestora do Projeto Confecção na Região Noroeste e técnica do SEBRAE/RJ, Ísis Azevedo, disse que esta primeira reunião serviu “como ponto de partida para ouvir as necessidades de cada empresa e buscar entrelaçar as parcerias necessárias para atender aos empresários”.

E de acordo com Mauro Fernandes, serão as empresas que “determinarão o que precisa ser desenvolvido e o que precisa ser trabalhado”.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Reforma da BR-356

terça-feira, fevereiro 03, 2009
Serão assinados contratos para reformar a BR-356 em toda a sua extensão pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). As obras irão ser realizadas em três etapas.
Para a primeira etapa, de conservação, duas empresas ficam responsáveis pelos serviços de tapa-buraco, limpeza e de retirada de matos dos acostamentos da rodovia.
A segunda ação, para qual foi decretado estado de emergência terá início em breve, que será o trabalho mais pesado na recuperação da pista, em pontos onde a situação está mais agravada.
A terceira ação e que tem uma maior complexidade em sua realização, engloba a recuperação por completa da BR-356, que tem início no Estado de Minas Gerais, onde cruza 13 municípios, vindo terminar já em São João da Barra, a sua quinta cidade no Estado do Rio de Janeiro. As demais são Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes. Ao todo são 472,9 km de extensão, com 288,3 em MG e mais 184,6 no RJ. O valor destinado para a obra é de R$ 90 milhões.


Fonte: Igreja do Relógio
SAIBA MAIS >

A entrega da verba para as cidades vítimas das enchentes será no dia 5 de fevereiro

terça-feira, fevereiro 03, 2009
A entrega dos cheques no valor de R$ 1 Milhão, para as cidades mais atingidas pelas últimas enchentes, será feita no dia 5 de fevereiro, no Palácio Tiradentes.
Segundo o presidente da Alerj, Jorge Picciani, todos os prefeitos terão que prestar conta do uso do dinheiro para a Alerj e também para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e todas as cidades entregarão documentos que comprovam o estado de emergência pelo qual estão passando.


Fonte: Igreja do Relógio
SAIBA MAIS >

Apreensões de ônibus em Itaperuna

Situação do Carnaval nas cidades mais afetadas pelas cheias nas Regiões Norte/Noroeste Fluminense

terça-feira, fevereiro 03, 2009
Os prefeitos de 15 municípios atingidos pelas fortes chuvas decidiram não realizar esse ano o Carnaval oficial. As cidades de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira e Itaperuna, optaram por adiar o Carnaval.


Fonte: Igreja do Relógio
SAIBA MAIS >