11/23/08 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

domingo, novembro 23, 2008

Rio Muriaé precisa urgentemente de ajuda

domingo, novembro 23, 2008
O rio que traz benefícios, banha oito municípios, servindo para a irrigação, pesca, turismo e também para gerar energia é também o rio que sofre a ação da pesca predatória, que está poluído por matéria orgânica e que não tem seu leito respeitado pela ação do homem.

Considerado um rio federal, por banhar municípios de dois estados (Minas Gerais e Rio de Janeiro), qualquer crime contra o rio deve ser denunciado no Ministério Público Federal. O rio precisa de ajuda, nas áreas urbanas ele encontra-se altamente poluído por dejetos de esgotos domésticos, hospitalar e industrial. Sendo constatado que a poluição é mais intensa nos trechos da área urbana dos municípios de Itaperuna e Muriaé.

Para ajudar a recuperar o rio Muriaé, foram criados o Consórcio Interestadual do Rio Muriaé e o Comitê da Bacia dos Rios Muriaé e Pomba. O papel do primeiro é definir políticas de preservação do rio e executar projetos, podendo captar recursos e teve um projeto executado na cidade de Cardoso Moreira para a recuperação da mata ciliar. Já o Comitê é uma instituição federal que pertence ao Ministério do Meio Ambiente e estabelece políticas, mas não executa projetos. Através de sua interferência, foi levantada uma verba de R$ 3 milhões como o governo federal para saneamento básico. Mas segundo Flávio Lemos, que também é membro do Conselho deliberativo do Comitê e do Consórcio, todo o dinheiro foi destinado exclusivamente a municípios mineiros.
Quem sabe um dia não voltemos a ver com frequência essa cena que se torna cada vez mais rara no nosso querido Rio Muriaé:
SAIBA MAIS >