11/20/08 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, novembro 20, 2008

Vacinação Anti-rábica dia 29 de novembro em Itaperuna

quinta-feira, novembro 20, 2008
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através da Vigilância Sanitária, realizará no dia 29 de novembro (sábado), a primeira etapa da Vacinação contra a Raiva na área urbana de Itaperuna. A imunização vai acontecer das 8 às 16 horas, em 19 postos de vacinação localizados na sede do município. A expectativa é que cerca de 16.500 animais sejam imunizados até o final da campanha que inclui a segunda etapa em dezembro nos distritos e zona rural.

Em 2007, foram imunizados 15 mil animais em todo o município. Para a imunização este ano, a Secretaria de Saúde de Itaperuna recebeu 17.375 doses da vacina anti-rábica. Estarão trabalhando no dia os funcionários da Vigilância Sanitária, do Programa de Saúde da Família, Coordenação Municipal de Controle de Vetores, alunos do Colégio Agrícola e acadêmicos de Medicina Veterinária (UNIG).

A vacinação vai acontecer no Centro de Saúde Raul Travassos, CIEP do bairro São Mateus, Escola Municipal Humberto de Campos (Jardim Surubi), Escola Estadual Lions Club (Lions), Escola Estadual Buarque de Nazareth (bairro Niterói), no Corpo de Bombeiros (Matadouro), Conspnor (Cidade Nova) e Grêmio Recreativo da Escola de Samba Mocidade da Vinhosa (Vinhosa). E ainda nos Postos de Saúde da Família dos bairros Horto Florestal, São Francisco, Aeroporto, Boa Fortuna, Fiteiro, Carulas, Costa e Silva e Guaritá. E no sub-posto de Saúde do bairro Frigorífico. No bairro Cehab, a vacinação foi transferida para o Canil Municipal e CAPS AD.

O coordenador municipal da Vigilância Sanitária de Itaperuna, Dr.Ivan Amaral Júnior, fez um apelo para que os donos de animais não deixem de comparecer aos postos de vacinação.

“Quero convocar os proprietários de cães e gatos para comparecerem aos postos de vacinação e assim, contribuir para manter a raiva longe de nosso município”, afirmou.


Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Empresa Itaperunense é afetada pela crise econômica

quinta-feira, novembro 20, 2008
Com a produção afetada pela crise financeira internacional, a Boechat, fabricante de freios para carretas e ônibus, em Itaperuna (RJ), é uma das primeiras empresas do estado a acusar o golpe. Hoje, segundo a Força Sindical, começa redução de jornada de duas horas na empresa para os 450 funcionários. “Com a crise, as encomendas diminuíram.

Caso nada mude em 30 dias, as demissões serão inevitáveis”, revela Francisco Dal Prá, da Força Rio. Em São Paulo, dirigentes de seis centrais sindicais do País elaboraram documento que será entregue amanhã, em audiência com Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, cobrando proteção aos trabalhadores nesse momento de turbulências.

Na pauta com 16 itens, cláusulas que impeçam demissões nos setores que receberem auxílio financeiro da União para enfrentar a crise. Outro ponto é a ampliação da cobertura do seguro-desemprego para o trabalhador de três a cinco meses para até 10 meses.

As centrais decidiram antecipar a pauta de discussão, que seria debatida na Marcha dos Trabalhadores, somente no dia 3, por considerarem que a crise se agravou, alega o presidente da Força Sindical Nacional, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Além de Lupi, os líderes vão pedir audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O governo já se reuniu com banqueiros e empresários, e não com os trabalhadores. Empresas já decidiram por férias coletivas. O próximo passo é demissão em massa”, teme o secretário-geral da CUT nacional, Quintino Severo.

Em Itaperuna, segundo o presidente da Força Sindical do estado, Francisco Dal Prá, a redução na jornada de trabalho na Boechat deixou os trabalhadores preocupados. “Pelo acordo com a empresa, os funcionários continuam ganhando sem mexer no salário por 30 dias.

Esperamos que a situação mude e não haja demissões”, diz. “Se isso ocorrer vai abrir precedentes preocupantes”, alerta. O jornal O DIA procurou a empresa, mas nenhum diretor retornou as ligações.

Além das novas pautas trabalhistas em tempos de crise, os líderes das centrais vão aproveitar para discutir antigas reivindicações, como a redução na jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais. Participaram da reunião em São Paulo, representantes da CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).


Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Palestra sobre Alcoolismo no C.E 10 de Maio

quinta-feira, novembro 20, 2008
Dia: 01 de Dezembro de 2008
Local: Colégio Estadual 10 de Maio
Palestra sobre Alcoolismo, pela Psicóloga Clínica Aline Chaves Faría.



Fonte: Outra Revista
SAIBA MAIS >

Semana da Consciência Negra

quinta-feira, novembro 20, 2008

Iniciou no dia 17 de novembro
a "Semana da Consciência Negra"


Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra". Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.


Martin Luther King, foi talvez o maior exemplo de luta em favor dos direitos humanos, era ele um Pastor e acreditava em um país melhor, um mundo melhor para todos, ele sonhava em ver seus filhos podendo ser verdadeiramente cidadãos americanos e com os mesmos direitos e deveres de qualquer outro estadunidense, uma frase que marcou seus discursos e é lembrada até hoje, é a seguinte: "I Have a Dream" (Eu tenho um Sonho), e esse sonho continua vivo até hoje na mente e no coração de todos os negros do mundo, pois antes de pertencerem a raça negra são parte da raça humana como qualquer outra pessoa, e não é uma simples tonalidade de pele mais escura que os faz pior que ninguém, pelo contrário, vários negros mudaram a história da humanidade, com invenções, descobertas e por terem sido políticos influentes. Ainda temos muito que alcançar em prol do fim do preconceito, mas a eleição inédita de um presidente negro num país antes visto como anti-negros já deu um grande passo para a construção de uma sociedade mais justa para todos.

SAIBA MAIS >

Circuito Estadual de Artes apresenta: O Alienista

quinta-feira, novembro 20, 2008
Circuito Estadual de Artes
No Cine Teatro Itaperuna
Dia 19 de Novembro, às 20 Horas
Preço Único: R$ 5,00
Apresenta:

uma leitura esquizofrênica

Texto de Machado de Assis

Adaptação, concepção e interpretação de Gustavo Ottoni
Simão BacamarteAlienista Casa verde


Alienista Evarista

-FICHA TÉCNICA-

CONCEPÇÃO, ADAPTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Gustavo Ottoni

TRILHA SONORA: Rosicler Neves e Luciana Sales

ILUMINAÇÃO: Armando Feitosa

OPERADORA DE SOM: Letícia Guimarães

ADMINISTRAÇÃO: Letícia Guimarães

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Gustavo Ottoni

Fonte: Outra Revista

SAIBA MAIS >

Grupo Tôa Toa no Bar Coração de Estudante na véspera de Feriado

quinta-feira, novembro 20, 2008
Nesta Quarta-feira, 19/11, aconteceu no Bar Coração de Estudante, um dos mais badalados da cidade, um show com o melhor do pagode universitário de Itaperuna, com o Grupo Tôa Toa, e também muito som com DJ Tunikin, além de sorteio de brindes, a festa começou por volta das 23h.

O Bar Coração de Estudante fica no Bairro Cidade Nova.


Fonte: Itaperuna Notícias
SAIBA MAIS >

C.E 10 de Maio promove Palestra: "O negro no Brasil hoje" para os alunos do 3°Ano

quinta-feira, novembro 20, 2008

No último dia 17 de Novembro, segunda-feira, aconteceu no Auditório: Profª: Iva Freire Borges do C.E 10 de Maio uma palestra sobre Consciência negra e o Processo de Exclusão Social.


A Palestra teve como tema: "O negro no Brasil hoje", e foi ministrada pela Profª: Millene Millen de Carangola-MG.


O evento foi promovido pela Profª da disciplina de Sociologia, Marlene.


Estiveram presente todos os alunos do 3°Ano do Ensino Médio.


Os principais temas abordados giravam em torno do processo histórico de exclusão do negro e temas atuais como o controverso assunto da Cota para negros nas universidades.
SAIBA MAIS >

Grupo Prisma Brasil em Itaperuna

quinta-feira, novembro 20, 2008

No último dia 15/11, sábado, feriado nacional, esteve em Itaperuna o Grupo Prisma Brasil.
O evento foi promovido pela Igreja Batista do Bairro Vale dos Ipês.
O show aconteceu no Poli-esportivo.


Fonte: Itaperuna Notícias
SAIBA MAIS >