Campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira em Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, abril 25, 2018

Campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira em Itaperuna

A campanha nacional de vacinação contra a influenza (o vírus da gripe) começou nesta segunda-feira (23), em Itaperuna, e as doses da vacina estão sendo aplicadas das 7h às 16h, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBS's) dos bairros e distritos e na Unidade Ambulatorial Pediátrica Mariza Mozer, no Centro.

Até 14 de abril deste ano, o governo já registrou 392 casos de influenza em todo país, com 62 mortes. A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA:

O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

CONTRAINDICAÇÃO:

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.