08/03/17 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, agosto 03, 2017

Itaperuna trabalha inclusão intelectual e social com mais de 100 alunos especiais

quinta-feira, agosto 03, 2017
Cerca de 130 crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais recebem acompanhamento de uma equipe especializada da Secretaria de Educação de Itaperuna (Semed).

Os alunos são da rede municipal de ensino como creche, educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Todos eles apresentam algum tipo de deficiência como autismo, deficiência intelectual, síndromes de down, de willians e de asperger, paralisia cerebral, deficiência múltipla, auditiva, visual e psicose e precisam de acompanhamento e orientação.

Para trabalhar a inclusão educacional e social desses alunos, a Semed, mesmo com muitas dificuldades, está capacitando cerca de 200 profissionais entre professores, diretores, pedagogos e cuidadores para formar um núcleo de Educação Especial o que aumentará o número de atendimento aos alunos necessitados.

A equipe multidisciplinar será ampliada a partir da criação do Centro Municipal de Educação Inclusiva e Assistência à Saúde, que será inaugurado em breve e contará também com os atendimentos dos psicopedagogos, médico e assistente social. A equipe dará continuidade aos serviços de educação especial nas 40 escolas do município.

Todas as unidades serão visitadas pelos profissionais do Centro e os alunos que necessitarem de atendimento especial serão avaliados e, posteriormente, poderão ser encaminhados para um dispositivo como Caps infantil, ambulatório de saúde mental, Apae, CACI – Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna, além de fazer acompanhamento e orientação familiar.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Professores do 4º e 5º ano participam de Espaço de Formação

quinta-feira, agosto 03, 2017
Com o objetivo de trocar ideias e experiências os professores da rede municipal de Itaperuna do 4º e 5º ano, participaram na manhã desta quinta-feira (03) no auditório da Escola Municipal Humberto de Campos, no bairro Surubi, de um momento de capacitação e motivação.

Esses encontros estão acontecendo para abrir o segundo semestre escolar e também para acompanhar de perto a produção dos alunos para que possam atingir as metas da Prova Brasil.

A Prova Brasil, que será aplicada entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro, avalia os conhecimentos dos alunos em Matemática e Língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola.

A subsecretária de Educação, Priscila Verdan, participou da reunião e desejou a todos os professores um semestre de produtividade e que cada dia mais se torne possível uma educação de qualidade no município.

A Assessora Pedagógica, Geucineia de Souza Pencinato, iniciou as palestras com palavras de autoestima. As coordenadoras do ensino fundamental II do 4º e 5º, Beatriz Guimarães, Geane Cristina e Aline Karla, conduziram toda a formação.

Além de dinâmicas com os professores foi realizada também uma palestra com o professor Felipe, que trabalha na rede no Ciep Henriett Morineau. O professor apresentou de forma bem divertida e dinâmica como funciona suas aulas e os artifícios que ele usa para prender a atenção dos alunos e conseguir melhores resultados.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Prefeitura de Itaperuna realiza manutenção da Iluminação Pública em Raposo

quinta-feira, agosto 03, 2017
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Obras, realizou nesta quarta-feira (02) a manutenção da iluminação pública no distrito de Raposo. A equipe de manutenção iniciou os trabalhos durante o dia e seguiu noite adentro para garantir que todos as lâmpadas que necessitavam de reparos fossem substituídas ou recuperadas.

Lembrando que através do telefone 3824-6271 o cidadão pode solicitar a manutenção da iluminação pública em sua rua. Mais um canal de comunicação entre a Prefeitura de Itaperuna e a população.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Post Top Ad