Formação Regional do PNAIC acontece em Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, setembro 21, 2017

Formação Regional do PNAIC acontece em Itaperuna

A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, em parceria com UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), iniciou na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Colégio 10 de maio, a formação dos professores que serão formadores locais do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Esses professores serão multiplicadores, repassando as informações a suas escolas. Todos os treze municípios da região aderiram ao pacto que tem como objetivo a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais.

O foco da reunião de hoje foi o "Profissão Professor" e o que mudou desde o início do PNAIC em 2013. Temas como o que pode ser acrescentado aos profissionais de educação, a cultura fora dos muros da escola, identidades: mostrando aos professores que é preciso conhecer os alunos fora da escola também foram abordados. O objetivo da reunião foi acrescentar no profissional da educação um olhar mais ampliado e diferenciado. A interação dos municípios vem trazer uma troca de ideias e levantar os seguintes questionamentos: o que eu fiz de melhor da minha escola que pode dar certo da sua? O que podemos fazer para atrair os alunos?

"Essa partilha de saberes entre professores, o que eles estão fazendo, o lugar deles e essa autonomia de poder falar da própria prática, da sua experiência, isso feito em conjunto, com certeza é de grande valia para todos", disse a professora Rosineire Silva de Almeida, da UFRJ, que já trabalha com o PNAIC há três anos e participa da formação.

"Não há um novo caminho, mais sim um jeito novo de caminhar", frase do escritor Fernando Pessoa que segundo a coordenadora do PNAIC de Itaperuna, Saionara Rabelo, tem tudo a ver com esse momento da educação. "São caminhos diversos que estamos buscando para alçarmos novas metas e acabar de vez com essa distorção idade ano", disse Saionara.

A subsecretária de Educação, Priscila Verdan, fez a abertura da formação. As coordenadoras do PNAIC em Itaperuna, Saionara Rabelo e Helen Rodrigues, e a equipe do DGE (Departamento de Gestão Educacional), estão na organização da formação que vai até sexta-feira (22), no Colégio 10 de Maio.

Post Top Ad