Itaperuna trabalha inclusão intelectual e social com mais de 100 alunos especiais - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, agosto 03, 2017

Itaperuna trabalha inclusão intelectual e social com mais de 100 alunos especiais

Cerca de 130 crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais recebem acompanhamento de uma equipe especializada da Secretaria de Educação de Itaperuna (Semed).

Os alunos são da rede municipal de ensino como creche, educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Todos eles apresentam algum tipo de deficiência como autismo, deficiência intelectual, síndromes de down, de willians e de asperger, paralisia cerebral, deficiência múltipla, auditiva, visual e psicose e precisam de acompanhamento e orientação.

Para trabalhar a inclusão educacional e social desses alunos, a Semed, mesmo com muitas dificuldades, está capacitando cerca de 200 profissionais entre professores, diretores, pedagogos e cuidadores para formar um núcleo de Educação Especial o que aumentará o número de atendimento aos alunos necessitados.

A equipe multidisciplinar será ampliada a partir da criação do Centro Municipal de Educação Inclusiva e Assistência à Saúde, que será inaugurado em breve e contará também com os atendimentos dos psicopedagogos, médico e assistente social. A equipe dará continuidade aos serviços de educação especial nas 40 escolas do município.

Todas as unidades serão visitadas pelos profissionais do Centro e os alunos que necessitarem de atendimento especial serão avaliados e, posteriormente, poderão ser encaminhados para um dispositivo como Caps infantil, ambulatório de saúde mental, Apae, CACI – Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna, além de fazer acompanhamento e orientação familiar.

Fonte: DECOM

Post Top Ad