Zona de convergência de umidade provoca aumento nas chuvas - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Zona de convergência de umidade provoca aumento nas chuvas

Um fenômeno conhecido como zona de convergência de umidade atua em boa parte do país. Provoca aumento nas nuvens, e conseqüentemente, mais chuva.

Em Itaperuna, Rio de Janeiro, o índice chegou aos 72 milímetros. Com isso a chuva tem sido intensa nos últimos dias. Nesta segunda-feira (27), o Noroeste foi castigado por enchentes e quedas de barreiras.
A situação mais drástica é a de Santo Antônio de Pádua, onde seis casas interditadas pela Defesa Civil e duas pessoas morreram...
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Rio Pomba, que corta a cidade de Santo Antônio de Pádua, subiu 3,60 Cm, esta noite. Mas ainda não preocupa, porque em Cataguazes/MG, as águas estão baixando. Agora é esperar que a chuva dê uma trégua. Em Cambuci dois córregos que cortam o município transbordaram e a cidade ficou coberta de lama. No município há 700 desalojados e 70 desabrigados.

A preocupação de Itaperuna é com relação às chuvas na cabeceira do rio Muriaé.

Apesar da previsão de fortes chuvas para o início desta semana (82 mm), o que deixa a Defesa Civil Municipal de Muriaé, em Estado de Atenção, a noite de ontem e a madrugada de hoje foi de chuva amena. As águas do Rio Muriaé que haviam escoado com rapidez até a tarde de ontem, após o nível do rio subir quase 3m e alagar ruas e residências em três bairros (Barra, Napoleão e José Cirilo), hoje pela manhã o Rio Muriaé voltou a subir, desta vez, 2,40cm (Medição Oficial do Ponto Dornelas), mas felizmente não ameaça residências, se mantido este nível. O início das ruas Belisário, Capitão Felisberto e Travessa Elias Paulo foi invadido pelas águas do rio, mas nada que preocupa muito os moradores daquela região.

A Defesa Civil de Itaperuna alerta aos moradores que a situação é tranqüila e em caso de temporais não permaneçam em áreas de risco, já que a previsão ainda é de muita chuva. Qualquer anormalidade será comunicada a todos através da imprensa.

Fonte: Rádio Itaperuna AM

Post Top Ad