Itaperuna Esporte Clube é ultrapassado pelo Chapecoense no ranking da CBF - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Itaperuna Esporte Clube é ultrapassado pelo Chapecoense no ranking da CBF

Com o fim dos campeonatos nacionais, quem se deu melhor no ranking da CBF foram Figueirense e Avaí, que ganharam duas posições cada na classificação.

Enquanto isso, o Criciúma, mesmo com o acesso, não conseguiu recuperar as duas colocações perdidas em 2009. O ranking ainda pode sofrer alterações caso a CBF homologue as campanhas da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Líder catarinense na classificação, o Criciúma somou 18 pontos devido ao terceiro lugar da Série C, passando de 688 para 706. A equipe não saiu da 30ª colocação, mas diminuiu a diferença para o Fortaleza para oito e aumentou para 34 a distância do Paysandu.

Pela primeira vez na história na segunda colocação dos catarinenses, o Figueirense saiu do 36º lugar, com 562 pontos, para o 34º, com 601, superando CRB e Joinville. O Coelho, por outro lado, somou apenas seis e foi ultrapassado também pelo América-MG, terminando o ano com 589 pontos, na 35ª posição, duas a menos que em 2009.

O maior pontuador do ano, com 46 ganhos pelo Brasileirão e três pela Copa do Brasil, o Avaí pulou da 41ª posição, com 491, para a 39ª, com 540. O Leão superou a Desportiva-ES e o Operário-MS, que não pontuaram nesse ano no ranking da CBF.

Também ganhando pontos pela Copa do Brasil, a Chapecoense acumulou 16 pontos, passando o Blumenau, o Anápolis-GO, a União Rondonópolis-MT, o Itaperuna-RJ, o São Bento-SP e o Noroeste-SP, terminando o ano com 79 pontos na 110ª posição, porque foi passada pelo Duque de Caxias-RJ e Icasa-CE.

Segundo os números oficiais da CBF o Itaperuna Esporte Clube está na 111ª posição, com 75 pontos.

Para que serve o Ranking da CBF

O Ranking da CBF é critério classificatório para a Copa do Brasil. Os dez melhores clubes do ranking que não estiverem na Libertadores, nem classificados para a Copa do Brasil pelo estadual, estarão garantidos na segunda maior competição nacional. Em 2009, o Criciúma ficou a uma posição da classificação direta.

Entenda o Ranking

O Ranking da CBF contabiliza toda a história dos clubes em competições nacionais. O campeão Brasileiro recebe 60 pontos e, a cada posição inferior, um ponto é tirado. Na Série B o processo é semelhante, o campeão recebe 40, sendo tirado um para cada posição abaixo. A exceção se dá com os times abaixo da 20ª colocação em cada série, sendo estabelecido um ponto para todos eles.

A Série C segue um sistema peculiar, com o campeão recebendo 20 pontos, sendo decrescido um a cada posição. Mas, desde 2009, os times com a 10ª colocação para baixo ganham apenas um. A D é praticamente idêntica à C, mas contado a partir de 10 pontos.

Na Copa do Brasil, a pontuação é determinada por fases. O campeão recebe 30, o vice 20, os semifinalistas 10, os eliminados nas quartas 5, nas oitavas 3, na segunda fase 2 e na primeira 1.

Fonte: Rádio Itaperuna AM

Post Top Ad