PROJOVEM mais uma vez em ação em Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, agosto 31, 2009

PROJOVEM mais uma vez em ação em Itaperuna

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) é voltado para jovens de 15 a 17 anos, de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou de outros programas e serviços de proteção social especial. O programa trabalha com ações sociais voltadas à juventude, público mais exposto à violência e ao desemprego. Em Itaperuna, mais uma vez o PROJOVEM demonstra força e responsabilidade social.

O torneio de futebol que aconteceu no dia 26 de agosto, no ginásio Poliesportivo foi uma iniciativa dos próprios alunos. Segundo Simone Medina, coordenadora do Projovem na cidade, sempre que há uma idéia coerente por parte dos jovens ela é viabilizada. "Os alunos deram a idéia do torneio e nós achamos muito interessante. Essa troca de experiência entre os adolescentes dos diversos pontos da cidade é muito rica. É muito bom esse contato, já que eles ainda vão desenvolver outros projetos juntos", comenta.

Para Franciney França, secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação, o esporte é muito importante para a formação do jovem. "A prática esportiva além de ser saudável, mantém as crianças e os adolescentes com a mente ocupada. Ajuda também no desenvolvimento escolar. Trabalhamos para que eles tenham uma saúde bacana e boa educação", diz o secretário.

O Ciclo I do PROJOVEM tem por objetivo tornar o Coletivo de Jovens um espaço de referência formativa e de convívio afetivo, lúdico e solidário para os jovens, que gere oportunidades para o desenvolvimento de criatividade e novos interesses. As ações socioeducativas devem propiciar novos conhecimentos sobre cultura, direitos humanos e socioassistenciais, esporte e lazer, meio ambiente, saúde, trabalho e valorizar a ação e a reflexão sobre valores éticos e estéticos. O Ciclo II tem por objetivo consolidar o Coletivo de Jovens e promover a inclusão digital.

Objetivos do PROJOVEM: desenvolver ações para que o jovem participe ativamente de sua inclusão social; promover a permanência do jovem no sistema educacional ou inclusão social na escola; orientar as vivências do jovem na família, na escola, na comunidade e na sociedade; propiciar novos conhecimentos sobre cultura, direitos humanos, esporte, lazer, meio ambiente, saúde e trabalho; aprofundar a orientação e a formação para o mundo do trabalho; além de criar condições para que o jovem desenvolva suas capacidades e participe ativamente da sociedade em que vive.

O PROJOVEM em Itaperuna atende a 120 adolescentes de segunda a sexta, no horário de 14h às 17h, nos coletivos dos seguintes bairros: Carulas, Cehab, Horto Florestal, Surubi, Aeroporto e Vinhosa. Confira os endereços:

Carulas: Avenida Santo Antônio, nº 157;
Cehab: funciona na Escola Municipal Nossa senhora das Graças;
Horto Florestal: funciona na Escola Municipal Elzo Galvão;
Surubi: funciona na Associação de Moradores (Rua Thiago Rodrigues Rocha, nº 175);
Aeroporto: Rua Bom Jesus, nº 1063;
Vinhosa: funciona na 4ª igreja Batista.

Fonte: DECOM