Projeto “Meu Bairro” terá a gravação de documentário realizada por alunos da rede municipal de Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, agosto 31, 2009

Projeto “Meu Bairro” terá a gravação de documentário realizada por alunos da rede municipal de Itaperuna

A Secretaria de Educação de Itaperuna pretende desenvolver o projeto "Meu Bairro" em 14 escolas municipais. O projeto tem como principal objetivo contribuir com a formação do aluno, no sentido de que ele possa se localizar no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todos os indivíduos são responsáveis pela construção histórica.

Inicialmente deverá haver uma sensibilização da comunidade escolar e da sociedade como um todo a respeito dos objetivos proporcionados pelo projeto. A metodologia utilizada será um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, relembrando fatos ocorridos no município.

Em seguida haverá uma série de pesquisas em livros, jornais e revistas que abordem a história do município. Também acontecerão entrevistas e relatórios com base nas informações adquiridas com pais, avós ou moradores antigos do bairro, a fim de aumentar o conhecimento sobre a cultura local. Durante este período, acontecerão inúmeras palestras com profissionais de segmentos diversos da sociedade.

O ponto culminante será a apresentação do projeto à comunidade através de uma "Feira de Conhecimento". O projeto está estruturado em três etapas: a primeira, de competência da Secretaria de Educação, deverá apontar qual a escola obteve melhor desempenho e envolvimento no projeto. Nesta etapa cada escola deverá escolher um aluno para participar da montagem do documentário. A segunda será a participação do aluno em oficinas de roteiro, interpretação e produção. A última etapa consiste na gravação e edição do documentário.

A produção do documentário será uma parceria entre a Secretaria de Educação com a produtora Aliança – Digmax Produções Artísticas LTDA. Os alunos participarão de oficinas com um cronograma semanal de 16 horas/aulas, duas vezes por semana. Depois estarão aptos a desempenhar as funções de produtor, figurinista, maquiador, contra regra, apresentador, diretor, diretor assistente, produtor e roteirista.

Fonte: DECOM