Investe Rio ajuda empresas do Noroeste atingidas pelas cheias - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Investe Rio ajuda empresas do Noroeste atingidas pelas cheias

A Agência de Fomento do Estado do Rio (Investe Rio) lança, nos próximos dias, um programa de socorro financeiro para empresas que sofreram prejuízos por causa das fortes chuvas que atingiram recentemente diversos municípios fluminenses. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30/01) pelo presidente da Investe Rio, Maurício Chacur, que vai liberar até R$ 15 milhões de recursos próprios da agência em linhas de crédito emergenciais.

De acordo com Chacur, o Programa de Apoio Solidário (PAS) vai começar pelo município de Itaperuna, na região Noroeste Fluminense, uma das mais afetadas pelas enchentes que vem ocorrendo no estado desde o fim do ano passado.

"Muitas empresas estão passando por dificuldades financeiras, que vão desde a perda de equipamentos, estoques, entre outros insumos, até a falta de capital de giro por conta do travamento da demanda na região. Vamos montar uma base avançada da Investe Rio no município, onde técnicos vão viabilizar a obtenção do crédito." – informou Chacur.

Ainda segundo o presidente da agência, que é vinculada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o limite de crédito por empreendimento é de R$ 50 mil. As linhas de financiamento poderão ser usadas na aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, capital de giro, com foco em micro, pequenas e médias empresas.

"O objetivo maior é recuperar a ordem econômica e social na região, preservando o comércio, a manutenção de empregos e renda locais. Se o resultado do PAS no Noroeste for satisfatório, o programa será estendido a outras regiões, como o Norte e Sul Fluminense." – completou Chacur.

O Programa de Apoio Solidário conta com a parceria das secretarias estaduais de Governo, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Janeiro).


Fonte: Itaperuna Online