Geografia de Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

sábado, setembro 13, 2008

Geografia de Itaperuna


Itaperuna recebe as águas do rio Muriaé e do rio Carangola. O rio Muriaé nasce no município de Miraí, na Zona da Mata Mineira, e deságua no rio Paraíba do Sul, nas proximidades do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Apresenta 250 km de extensão e tem como principais afluentes os rios Glória e Carangola. O rio Carangola, com 130 km de extensão, nasce no município de Orizânia, também na Zona da Mata Mineira, e deságua no rio Muriaé, dentro da sede do município de Itaperuna.

No município de Itaperuna destacam-se duas unidades de relevo: a primeira está ligada a antigas superfícies cristalinas e a segunda é constituída pelas planícies aluviais intermontanas.

O território municipal participou dos processos morfogenéticos que envolveram o Sudeste brasileiro e, portanto, as superfícies cristalinas sofreram fases sucessivas de lavantamento e fraturamento, dando origem aos patamares cristalinos. Os processos erosivos comandados pela rede de drenagem local desgastaram gradativamente o terreno, originando vales encaixados nas linhas de falhas, morros rebaixados e arredondados e baixadas, ora largas, ora estreitas.

Nesse sistema morfogenético, o município de Itaperuna caracteriza-se por um relevo ondulado, com ausência de escarpas íngremes e vales em constante aprofundamento e alargamento, embora em áreas de pequeno declive.

Post Top Ad