Dados e Curiosidades de Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

sábado, setembro 13, 2008

Dados e Curiosidades de Itaperuna

Bandeira da Cidade
Itaperuna é um município brasileiro, localizado na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

*Aniversário
10 de maio

*Fundação
10 de maio de 1889
*Gentílico:
itaperunense

*População
Média de 120.000 habitantes
Média de 82.650 Eleitores

*Área
1.118 Km²

*Altitude
108 metros
*Distância até a capital
316 km

*Clima
Tropical úmido com variações:
Mínima. entre 16 a 12º c
Média. 22º c
Máxima. entre 24 a 42º c


Curiosidades:

A origem do nome "Itaperuna" vem das tribos indígenas tupi guarani, que habitavam a região, e significa "Caminho da Pedra Preta" (Ita = Pedra + Per = Caminho + Una = Preta).

Primeira Câmara do Brasil com maioria Republicana no regime de Monarquia
Eleição: 10/05/1889
Instalação: 04/07/1889

Itaperuna possui a 2ª maior réplica da estátua do Cristo Redentor do Brasil, com 20 metros de altura. O imponente monumento encontra-se no Morro do Cristo, o ponto mais alto do perímetro urbano da cidade, seu acesso é fácil, basta seguir qualquer uma das vias transversais a principal avenida da cidade, a Cardoso Moreira. Inaugurado em 10 de Maio de 1966, o responsável pelo projeto do Cristo foi o escultor capixaba Antônio Francisco Moreira. A iniciativa e desenho foi idealizada por Cláudio Cerqueira Bastos, mais conhecido como Claudão.

Devido ao fato de se encontrar entre vales, Itaperuna é conhecida por ter o clima mais quente do estado do Rio de Janeiro, ela tem a máxima de 43°C resgistrada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Climatologia).

É a única cidade da região Noroeste a ter um canal de televisão independente e próprio, a TV Itaperuna.

Na Região Central localiza-se um longo calçadão caracterizado por ter o formato de uma serpente, o atual calçadão era, no passado, uma grande linha de trêm.
Visitas Ilustres em Itaperuna:
D. Pedro II - Este Município foi honrado com a presença do Sr. D. Pedro II, Imperador do Brasil, em 1883, por ocasião da inauguração dos serviços da Estrada de Ferro Carangola. Sua Majestade foi hóspede da família Santos Silva, na fazenda São Domingos; do Comendador José Cardoso Moreira, em Itaperuna e do Major Manoel Ferreira Barbosa, em Retiro do Muriaé (distrito de Itaperuna).
Santos Dumont - Santos Dumont, o "Pai da Aviação", como é conhecido em todo o mundo civilizado, genial patrício que equacionou a estática do mais pesado que o ar, descobrindo a navegação aérea, também esteve neste Município, por volta de 1895, hóspede da fazenda de São Domingos, de cujos proprietários - família Santos Silva - era parente.

Post Top Ad